As tranças de um tronco.
terça-feira, outubro 06, 2015
Mulheres, idosas e vividas, que sabem como o mundo é duro e cheio de muros, se seguram em comentários fechados de como aquela moça ali é bonita, mas é uma pena que seja negra. Ou homens, mesmo que novos, que não tenham encontrado a guerra do destino, mergulham no mar raso de pensamentos de velhos.
A polêmica ontem era o escravo no poste, hoje é a trança e amanhã será o medo. Há aí, em meio ao corre e corre de números, pessoas que dirão que tudo isso é bobagem. Um comentário dito sem ser pensado. Entretanto ou entre tantos, me perdi diante da desigualdade, um homem qualquer - do gênio humano - que dirá ao outro ao seu lado, como isso tudo no mundo é um absurdo.
Absurdo esse que é muito maior que pode se achar. Um absurdo calado de um garoto mimado, que nunca teve que lutar por nada, pois o fator principal de ter as portas abertas foi dado a ele sem motivos aparentes. Branco, homem, burguês. Contador de historias cis, aventuras de peito e escolhas assinadas.
Absurdo esse, caro e nada barato, que traz de volta uma luta e uma dor que nenhum de nós suportaria. Comentário dito sem pensar que fez da guria no ônibus, a mesma que a senhora idosa comentou ser bonita, ter vergonha de ter pele. Falas altas essas que impedem homens de família, preocupadas em sustentar os filhos, de terem empregos.
São dizeres, meu caro, não apenas ditos em calores de momentos, mas fincadas na pele e sobrecarregados nos ombros.
Essa trança de hoje tem o mesmo peso do chicote de ontem, pois isso faz a divida aumentar e a história de liberdade distanciar.
Seu comentário pode levantar alguém para o tronco. Então cuidado, são cicatrizes que passam de pele para pele e não de corpo para corpo. São feridas que marcam a história e doem por gerações.
Não seja o homem que bate, mas o que protege.
Ser humano não tem cor, tem alma.
A mesma alma.
4 Kiwizinhos dizem:
Eu vi sobre isso nas redes sociais, foi horrível e triste :/
ResponderExcluirPelo menos sabemos quem são de verdade aqueles "bonitinhos"..
E não devemos ficar caladas, já enfrentamos tantas coisas, tantas dores e tantos maus ditos, algo desse tipo devemos mesmo é ignorar, não nos abalar com isso, dar ibope só vai ser pior u.u
beijos e adorei o post..
Ganurb
Não devemos mesmo no calar diante de dizeres tão antigos e horríveis! Devemos lutar para que isso nunca mais aconteça! Obrigada pelo carinho e apoio, Bruna! Beijão da Mandy!
ExcluirObrigada, C. Souza \o
ResponderExcluirOutro dia eu escutei de uma pessoa que "não existe racismo no Brasil nos dias de hoje". Me desculpa, mas existe sim e existe MUITO.
ResponderExcluirwww.blogdahida.com